Resolvi, então, fazer desse blog algo não tão pessoal e não tão minimalista quanto o meu usual. Queria algo parecido com o falecido agua-marinha.net, mas se tenho uma coisa que eu não levo jeito mesmo é fazer críticas literárias, haahah.
Terminei Crime e Castigo anteontem e finalmente me livrei daquele ranço paranóico de Raskolnikov. Me sentindo exausta após 300 páginas seguidas de fornicação mental, (falei desse termo hoje durante a aula e meu colega achou engraçado, eu nem lembro quando eu comecei com isso!) fui dormir e acordei já no sentido de Proust. Tamanha foi a minha surpresa com a narrativa: 1 hora de leitura para cada 10 páginas. :/
Mas até então Proust é fantástico! Eu grifo alguma coisa a cada duas páginas.
Estou lendo também os Contos completos de Tolstói; terminei no ônibus o segundo conto, e, ora, Tolstói é Tolstói. Sei que Dostoiévski é considerado mais fodástico e tudo mais, e sei que terminei a minha primeira obra dele há pouco, mas acho que o livro de costumes/guerra/filosofia/sociologia sempre vão me conquistar de maneira especial (AINDA NÃO LI OS IRMÃOS KARAMAZÓV, NÃO SEI, NÃO POSSO DIZER, DESCULPA)
De alguma maneira os personagens de Tolstói me são mais carismáticos. É impossível não gostar da Sófia/Sônia, mas ela não se compara a uma Natália/Natascha. Muito menos Raskolnikov (apesar da discrepância financeira) chegará aos pés de um Liévin.
Aos meus 15 anos, não pensei que houvesse algo após Dan Brown. Quando tinha 16, achei que não houvesse nada após Zafón. E aos 18 me vem Liev Tolstói.
Acho que foi decisiva a escolha do meu curso depois de Anna Kariênina. O autor fez da narrativa de costumes e das divagações uma arte que nem em Flaubert me chamou tanta atenção. E também foi decisiva a escolha da língua francesa como a preferida de todos os tempos.
Não espero nenhum leitor por aqui (óbvio que ficaria felizassa se tivesse alguns), farei desse espaço mais um registro das minhas ideias do que qualquer outra coisa, me dando a liberdade de fazer quantos posts eu quiser por dia (fiquem avisados!).
Inicialmente era um blog de grifos e observações sobre os grifos, agora é isso aqui.
Queria fazer o próximo post sobre Compagnon
Bjasso!
Bom Sinceramente não sou o melhor a dizer ou fazer criticas sobre livro ou algo do tipo, e ultimamente não leio muitas coisas fora conteúdos voltados para psicologia. Mas a muito tempo não vejo tantas situações e referencias em um texto. como disse não li e nem conheço dos livros autores e personagens citados. mas Fica aqui o meu insensitivo para que continue colocando sua ideia aqui nesse blog. Da minha parte vc já tem um fã pela forma culta que coloca as palavra. Beijos
ResponderExcluir